sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Ataques e vírus via SMS


Em 2006 surgiu uma nova modalidade de phishing: o SMShing, ou seja, o roubo de informações usando mensagens SMS.

Os primeiros casos aconteceram na Austrália e na Islândia: os usuários recebiam um SMS confirmando o cadastro em um serviço de namoro online, e caso o serviço não fosse cancelado, haveria um débito mensal de US$ 2,00.

O link para cancelamento, na mensagem SMS, levaria o usuário a instalar um trojan no aparelho celular. Ou seja, o SMiShing é uma forma de ataque originada de mensagens falsas enviadas para você.

Os principais alvos de SMShing são os smartphones, pois esses aparelhos são “mini-PCs”: executam sistemas operacionais, acessam e-mails, Internet via micro-browsers, edição de documentos e planilhas, entre outras funções

A utilização do SMS cresce de forma exponencial – só em 2008, serão comercializados 212 milhões de smartphones no mundo todo. Essa popularização facilita a digitação de texto no celular, mas há outros fatores impulsionando esse crescimento:

A eficácia das operadoras, na entrega de mensagens, o uso do SMS para confirmação de transações, o recebimento de informações bancárias no celular e a redução de custos nas contas telefônicas: um SMS normalmente é bem mais barato do que qualquer chamada.

Recentemente, o FBI alertou para o crescimento do SMShing nos EUA, principalmente em ligações pedindo para o cliente ligar e resolver alguma pendência via fone.

Ao ligar, seus dados pessoais serão solicitados e a partir daí os ladrões terão tudo o que necessitam para aplicar o golpe. Note que não é necessário ter um smartphone para cair nesse golpe; basta apenas usar o celular armazenado no seu bolso.

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial