quarta-feira, 12 de março de 2008

Espanha: Operadoras de telefonia móvel criam aliança contra pedofilia

Barcelona, 12/03 - A associação GSM, que reúne 700 operadoras de telefonia móvel, anunciou hoje, segunda-feira, no Congresso Mundial do sector, em Barcelona o lançamento de uma aliança contra a pedofilia.

"A maioria destes conteúdos se encontram actualmente na Internet, mas as redes de operadores móveis poderiam se ver afectadas também", declarou Craig Ehrlich, responsável pela associação GSM.

"Dou meu total apoio a esta causa", garantiu Viviane Reding, comissária europeia da Sociedade da informação, indicando que a "União Europeia e a Comissão estão unidas para lutar contra os desvios desta tecnologia", sobretudo no desenvolvimento da Internet via celular.

Entre os membros desta aliança estão: Telefónica, Hutchison, Orange, Telecom Itália e Vodafone.

Uma de suas acções será implantar mecanismos técnicos que impeçam o acesso, de um telefone móvel, a páginas identificadas como pedófilas.

O mercado mundial, que deve ter 1,24 bilhão de telefones vendidos em 2008, contra o 1,12 bilhão de 2007, terá forte desempenho nos países emergentes, em particular a África.

As principais empresas de telecomunicações, de Internet e dos meios de comunicação se reuniram com o objectivo de encontrar cada vez mais conteúdos para o celular, que se tornam mais rentáveis especialmente nos serviços que não dizem respeito à função de telefonar. O Congresso de Barcelona recebe 1.200 empresas e 60.000 pessoas.

Os sectores de comunicação, de Internet ou de informática serão também representados por empresas como o Yahoo!, a Microsoft, o Facebook, a BBC e até a MTV. A maior ausência do encontro é a Apple, que em 2007 lançou seu Phone.

As empresas reunidas se dedicam a estudar um problema comum: que conteúdos podem seduzir os clientes da telefonia móvel para lhes incitar a gastar mais? De facto, diante de uma concorrência desenfreada, os operadores precisaram reduzir suas tarifas de comunicações e suas margens de lucro.

A resposta a esta pergunta parece recorrer à palavra "convergência", ou a arte de unir em um mesmo aparelho a telefonia, a música, a televisão, a Internet e ainda os jogos.

Diante desta necessidade, as parcerias entre as empresas se multiplicam: o Google, por exemplo, acaba de assinar um acordo com o primeiro operador japonês, o NTT Docomo, para instalar sua ferramenta de busca no portal móvel do NTT e, juntos, desenvolverem uma gama de novos serviços.

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial